ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
INFORMAÇÕES PRÉVIAS
O projeto deve ser apresentado em, no máximo, 15 (quinze) páginas A4, sem considerar os
anexos, espaçamento 1,5 linha, fonte tipo Arial, tamanho 12.
Todos os itens deste roteiro são obrigatórios. O proponente poderá, ainda, incluir outras
informações que considerar necessárias no item 11 “Outras Informações”.
Importante: Os pontos deste roteiro visam à elaboração do projeto, portanto não devem ser
considerados um questionário. Queremos que a equipe, pautada por estes itens, apresente um
texto objetivo, coerente e consistente.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
(Anexo 1)
1 - CAPA
Prêmio Santander Universidade Solidária 13ª Edição
Título do Projeto
Nome da IES - Sigla - UF
Nome do município ou localidade de atuação / UF
Nome do Professor-Coordenador
Telefone (com DDD) e e-mail do Professor-Coordenador
Importante: O nome do projeto é fundamental para identidade do grupo e da comunidade, por isso defina-o
com a equipe para que seja um texto interessante e informativo.
2 – RESUMO DO PROJETO
Em 15 linhas, no máximo, descreva o projeto incluindo, obrigatoriamente, a metodologia a ser
utilizada, os objetivos específicos e os resultados esperados dentro do período de execução. Ele
deve apresentar a proposta integral do projeto. Seja claro e objetivo, incluindo as informações
essenciais ao entendimento do projeto.
Importante: O resumo também será utilizado para fins de divulgação. Certifique-se de que ele apresenta as
informações básicas do projeto, tais como: onde acontece, qual o público-alvo, qual o problema identificado a
ser trabalhado, qual a solução proposta (objetivos), como ele será implementado (metodologia), em quanto
tempo e quais os resultados esperados.
3 – DIAGNÓSTICO LOCAL
Diagnóstico prévio
Indique quais as características principais do público–alvo que ajudam a justificar a relevância do
seu projeto no local. Inclua também as informações quantitativas e qualitativas, citando as fontes
que subsidiaram a identificação do problema a ser solucionado, incluindo, dentre eles,
mapeamento socioeconômico dos beneficiários diretos, que servirão como base referencial à
avaliação processual de resultados e a construção de marco zero.
Importante: O diagnóstico apresentado deve ser resultado de contato prévio com a comunidade e não
presumível ou baseado somente em resultado de pesquisa em banco de dados. Deve refletir a situação real
da comunidade, aquela que motivou a proposição do Projeto e deve, obrigatoriamente, ser construído junto
com o público-alvo de forma a traduzir a percepção e entendimento de ambos, universidade e comunidade.
Perguntas para reflexão:Quantas pessoas há na comunidade? Como ela é formada e como se organiza?
Quais suas oportunidades de trabalho e renda? Como se insere no município ou região onde se localiza
Quais as políticas ou ações públicas existentes para esta comunidade? Qual seu grau de vulnerabilidade?
O diagnóstico deve apresentar:
3.1 As demandas, fragilidades e potenciais da comunidade que subsidiaram a elaboração da
proposta
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(Anexo 1)
3.2 A descrição da situação que pretende enfrentar e transformar e quais os elementos que
têm contribuído para a sua manutenção
Qual o problema a ser enfrentado? Qual seu contexto histórico e quais os elementos que contribuíram para
sua configuração atual? Qual sua dimensão geográfica e populacional? Qual seu contexto cultural? Qual o
perfil econômico e social da comunidade? Quais os principais atores envolvidos locais, regionais e nacionais,
tanto do setor público como da sociedade civil?
3.3 A justificativa para a escolha do público-alvo
Os projetos deverão privilegiar comunidades que apresentam carências socioeconômicas e/ou tecnológicas.
Indique por que foi escolhida essa comunidade, dentre outras que possivelmente têm carências
semelhantes.
3.4 A descrição, com precisão, de como pretende alterar a situação diagnosticada e quais as
melhorias esperadas como resultado do projeto
Descreva as ações que pretende desenvolver e como poderão transformar a situação, evidenciando
coerência entre o diagnóstico da realidade local e as atividades relativas ao tripé da sustentabilidade.
Enumere detalhadamente as alterações (qualitativas) esperadas, na ordem social, econômica e ambiental.
3.5 As potencialidades locais e qualidades do público-alvo que poderão contribuir para o
sucesso do projeto
Enumere qualidades ou características da realidade local e do público-alvo que poderão contribuir para que
as ações planejadas alcancem os resultados esperados. Essas características podem ser relacionadas com
as formas de envolvimento, a participação, e o papel que o público-alvo vai desempenhar, na qualidade de
sujeito da ação, durante a execução do projeto.
3.6 Público-alvo
Detalhar o perfil socioeconômico atual do público-alvo (gênero, grau de escolaridade, renda familiar, faixa
etária e outras características que servirão de base referencial à avaliação processual de resultados e a
construção de marco zero).
3.7 Descrever e quantificar o público que participa do projeto
Beneficiários diretos: indivíduos que participam das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto (Ex.:
merendeiras capacitadas em nutrição e guias turísticos treinados nas oficinas) ou que receberão apoio direto
do projeto (Ex. artesãos que receberão equipamentos novos).
Beneficiários indiretos: indivíduos influenciados pela ação dos beneficiários diretos do projeto (Ex. familiares
que passam a ter uma renda maior, outros trabalhadores que buscam agora capacitação, escolas que agora
têm computadores para treinamento de seu pessoal etc.).
PÚBLICO DESCRIÇÃO
QUANTIDADE
ESTIMADA
Direto Ex: mulheres maricultoras
Indireto
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(Anexo 1)
4 – OBJETIVOS DO PROJETO
Deve ter como princípios as diretrizes do prêmio no âmbito do tema Desenvolvimento
sustentável com ênfase em geração de renda.
4.1 Objetivo geral
Deve refletir o resultado transformador das ações propostas que, em seu conjunto, constituem os objetivos
específicos.
4.2 Objetivos específicos
Devem ser indicadores de resultados parciais, obtidos através das diferentes ações estabelecidas na
metodologia do projeto, os quais se complementam dando dimensão e consistência ao objetivo geral. As
ações a serem desenvolvidas na obtenção dos objetivos específicos, respondem a questionamentos como:
quais são os aspectos a serem trabalhados que contribuirão para avanços no projeto? Quais as mudanças
que se espera? De quanto será esta mudança? Quando se espera que ocorram?
Esses objetivos referem-se às etapas intermediárias que deverão ser cumpridas ao longo da execução do
projeto e devem estar vinculados ao objetivo geral, contribuindo para que ele seja atingido.
5 – COMPOSIÇÃO E FORMAÇÃO DA EQUIPE UNIVERSITÁRIA
5.1 Descreva o número de participantes, indique as áreas de formação, e suas respectivas
competências técnicas e pessoais necessárias ao desenvolvimento do projeto;
5.2 Indique o perfil e os critérios de seleção de estudantes, professores e voluntários;
5.3 Apresente o plano de capacitação dos membros da equipe executora do projeto contendo:
temas abordados, carga horária mínima de 40 horas e metodologia a ser aplicada.
Importante: de acordo com o regulamento, a equipe universitária deve ser multidisciplinar e conter
minimamente, 10 (dez) estudantes regularmente matriculados na graduação.
6 - METODOLOGIA
Descreva detalhadamente como pretende executar o projeto. A metodologia, contendo as
diferentes etapas do trabalho, deve ser explicitada e estar intimamente vinculada aos objetivos e
resultados esperados.
6.1 Informar a base científica em que se sustenta, informando, se for o caso, se replica ou se vale
de metodologia já validada, indicando a fonte.
6.2 Apresentar os procedimentos a serem adotados, como ações, etapas a serem alcançadas,
atribuições de competência, locais de trabalho, parcerias obtidas, carga de trabalho, envolvimento
do público-alvo e todas as demais atribuições necessárias para atingir os objetivos propostos,
devem ser convenientemente descritas.
6.3 Justifique e explicite a necessidade e aplicabilidade da aquisição de material permanente ou
equipamentos de pequeno porte.
Perguntas para reflexão: Qual o método que será utilizado, e por quê? Que referências, pesquisas e/ou
experiências cientificas embasam a método? Ele é replicável em outras comunidades?
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(Anexo 1)
7 - AVALIAÇÃO
Para a organização do Prêmio Santander Universidade Solidária a avaliação é entendida como
ferramenta de gestão que possibilita analisar em que medida as ações desenvolvidas estão sendo
efetivas. Realizada de forma colaborativa, a avaliação permite acompanhar e aprimorar as ações
desenvolvidas; construir metodologias; mensurar e comunicar resultados dos projetos em
execução, corrigir rumos e planejar o futuro.
Neste sentido, o processo de acompanhamento e avaliação baseia-se nos objetivos e 23 (vinte e
três) indicadores de resultados do Prêmio, descritos a seguir.
Para organizar as informações e alinharmos o processo de avaliação do projeto, a equipe deverá
apresentar um plano de avaliação, de acordo com modelo de matriz avaliativa.
Importante: É fundamental que o coordenador do projeto discuta com a equipe este âmbito da avaliação.
Como se dará esse processo, quem irá fazer e de que forma, e quais as perguntas avaliativas que nortearam
as ações.
Matriz de Avaliação
Indicadores do PRÊMIO Público (1)
Objetivos
Específicos do
projeto (2)
Ações do projeto
(3)
Fontes de
Informação (4)
Meios de verificação
(5)
Responsáveis (6)
1. Empoderamento dos beneficiários; Beneficiários
2. Melhoria na qualidade de vida (trabalho, saúde e
educação);
Beneficiários
3. Novas parcerias estratégicas que não envolveram
aporte financeiro;
Beneficiários
4. Ampliação das competências no gerenciamento da
organização (do negócio) – Dimensão Empreendedora;
Beneficiários
5. Aprimoramento das habilidades profissionais; Beneficiários
6. Beneficiários do projeto atuam na capacitação de
outros participantes do projeto;
Beneficiários
7. Melhores condições de segurança e salubridade; Beneficiários/
iniciativas
8. Apropriação das práticas e tecnologias por parte da
comunidade;
Beneficiários/
comunidade
9. Contribuição do projeto para o aprimoramento das
práticas na universidade;
Universidade
10. Grau de comprometimento da universidade com o
projeto;
Universidades
11. Envolvimento em outras iniciativas sociais; Universitários
12. Capacitação para o trabalho em projetos sociais; Universitários
13. Construção da identidade profissional: influência
do projeto na formação do universitário enquanto
profissional;
Universitários
14. Incremento de renda; Beneficiários
15. Mudanças de hábitos – consumo de produtos fruto
das atividades do projeto;
Beneficiários/
comunidade
16. Acesso a financiamentos (governamentais ou não); Beneficiários/
iniciativas
17. Concretização de novas oportunidades de negócio; Beneficiários/
iniciativas
18. Formalização das iniciativas (em cooperativas,
associações, etc.
Beneficiários/
iniciativas
19. Melhoria da comercialização (distribuição,
comunicação, etc.);
Beneficiários/
iniciativas
20. Melhoria da qualidade dos produtos; Beneficiários/
iniciativas
21. Melhoria na infra-estrutura para a produção; Beneficiários/
iniciativas
22. Melhoria na produtividade; Beneficiários/
iniciativas
23. Ampliação da consciência socioambiental. Beneficiários/
comunidade
1 - Este campo se refere ao público específico a que cada indicador do pêmio faz referência. Ressalta-se que Beneficiários relaciona-se ao público alvo direto do projeto.
2- Relação dos indicadores do prêmio com os objetivos específicos do projeto (um mesmo objetivo específico pode também relacionar-se a mais de um indicador).
3 - Relação das açoes do projeto com os objetivos específicos do projeto e com os indicadores do prêmio (uma mesma ação pode também relacionar-se a mais de um indicador).
4 - Quais instrumentos/ documentos possibilitarão este registro?
5 - Como sera feito o registro e a sistematização destas informações e dados?
6 - Quem irá levanter e sistematizar as informações e dados?
Indicadores Ambientais
Indicadores Econômicos
Indicadores Sociais
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(Anexo 1)
8 – SUTENTABILIDADE DO PROJETO E CONTINUIDADE DAS AÇÕES
Descreva os elementos abaixo e outros que favorecem a continuidade do projeto e de seus
resultados em longo prazo.
8.1 Financeiros: presença de outras fontes de financiamento ou empreendimento de
autofinanciamento, recursos provenientes de venda de produtos gerados pelo projeto.
8.2 Técnicos: metodologias, estratégias e planejamento.
8.3 Comunitários: apropriação pela comunidade das tecnologias aplicadas no projeto.
8.4 A equipe responsável visualiza fontes adicionais de recursos para o projeto? Quais? Descreva
a estratégia de atração de apoios e outros parceiros.
8.5 Descreva a preparação da comunidade para garantir a sustentabilidade do projeto.
8.6 Descreva o papel da Universidade após a implementação do projeto.
8.7 Caso o projeto já conte com outros parceiros financiadores (públicos ou privados), eles estarão
dispostos a manter futuramente as atuais contrapartidas oferecidas?
9 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Descreva as etapas e ações do projeto, considerando o período de vigência do Prêmio.
MESES
ATIVIDADES
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Importante: Os cronogramas apresentados (financeiro e de atividades) devem ser compatíveis com as
atividades a serem desenvolvidas e com os objetivos a serem alcançados, considerando o tempo previsto de
execução.
9.1 Descreva as premissas e os riscos envolvidos no projeto
Discuta com a equipe as variáveis e fatos que podem alterar os planos e atrasar o cronograma.
Perguntas para reflexão: Atrasos no repasse dos recursos? Diferenças entre o orçamento previsto e o
custo real do projeto? Diferenças entre o cronograma previsto e o tempo consumido pelas atividades
programadas? Dificuldades para mobilizar e manter o público-alvo no projeto?
10 – ORÇAMENTO
O repasse dos recursos para as IES será realizado em 2 (duas) parcelas, mediante formalização
contratual entre a IES e a AlfaSol – Programa UniSol, conforme indicado nos capítulos III e IV e
modelo do termo de cooperação (Anexo 2) do regulamento.
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(Anexo 1)
10.1 A utilização do recurso, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), deverá ser
apresentada de acordo com os modelos de orçamento indicados e distribuída em quatro de
rubricas.
RUBRICAS TOTAL EM R$
Material de consumo $
Serviços de terceiros - pessoa física $
Serviços de terceiros - pessoa jurídica $
Material permanente e equipamentos $
Total do projeto $ 50.000,00
10.2 Financeiro detalhado
Apresentar, para cada uma das rubricas, os itens conforme modelo.
Rubrica de material permanente – modelo
Item Quantidade Valor Unitário Total (R$)
10.3 Serviço de terceiros, pessoa física: deverá incluir também a ajuda de custo para a equipe e
não poderá exceder a 40% do valor total do projeto;
10.4 Serviço de terceiros, pessoa jurídica: deverá EXCLUIR o pagamento de consultoria
externa. Esses recursos não se destinam, em hipótese alguma, a pagamentos de consultorias e
assessorias. A necessidade de contratação de serviços de terceiros deve ser justificada, constar na
metodologia, ser adequada à vocação e ao perfil da IES e ser, previamente, aprovada pela
organização do Prêmio.
10.5 Material e equipamentos de pequeno porte: explicitar os equipamentos destinados à
execução do projeto, cuja justificativa de compra deverá estar prevista na metodologia. Lembramos
que TODO material deverá ser útil e doado ao público-alvo do projeto. Essa rubrica não deverá
exceder a 30% do valor total do projeto.
Importante: Caso o total do projeto seja superior aos R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) oferecidos no
prêmio, é imprescindível que seja apresentada uma justificativa com indicação de parcerias e fontes externas
responsáveis pelos recursos excedentes. Esse item será fundamental para que o projeto seja selecionado.
11 – OUTRAS INFORMAÇÕES
Espaço reservado para informações que a equipe julgar relevante e que não foram contempladas
nos itens anteriores. Vale ressaltar, no entanto, que o número de páginas não pode exceder o
máximo permitido.
12 – CONTATOS
Os participantes poderão esclarecer suas dúvidas consultando Perguntas e Respostas Frequentes
(FAQ) nos sites www.premiosantader.com.br e www.unisol.org.br ou entrando em contato com a
organização do Prêmio Santander Universidade Solidária:
- pelos telefones (11)3372-4387; 3372-4323; 3372-4318, de segunda a sexta-feira das 9h00min às
18h00min, horário de Brasília e,
- pelo e-mail unisol@unisol.org.br.
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