A famosa e enigmática Mona Lisa, obra-prima de Leonardo da
Vinci, serviu de modelo para a criatividade dos alunos do oitavo ano do
Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa, no centro do Rio de
Janeiro. A professora de artes Janete Martins Bloise escolheu o artista
italiano para apresentar aos estudantes o período do Renascimento. O
resultado ficou tão bom que quatro obras dos alunos foram selecionadas
para a Mostra Municipal Conexão das Artes, organizada pela Secretaria
Municipal de Educação.
Depois de ler sobre a arte na época do
Renascimento e artistas daquele período, a professora entregou a cada um
dos alunos cópia ampliada, em preto e branco, da pintura Mona Lisa.
Divididos em grupos de quatro, teriam de trabalhar com colagem e
pintura para recriar a obra. Os trabalhos foram filmados e transformados
em vídeo para o blog da escola. Como fundo musical, nada mais
apropriado do que a canção Mona Lisa, de Jorge Vercilo.
O grupo de Paula Oliveira Barros de Souza, 14 anos, criou a Mona Fashion.
“Coloquei adereços e ajeitei o cabelo para a minha Mona Lisa ficar
moderna”, explicou a aluna, que estudou sobre a obra a ponto de saber da
matemática escondida na pintura — ao pintar o retrato, Da Vinci buscou
conceitos matemáticos (razão áurea) para pintar a beleza perfeita.
“Como
não temos material didático, busco recursos na Educopédia (enciclopédia
virtual de educação), que nos permite assistir a vários vídeos e
visitar virtualmente museus, como o Louvre, onde está o quadro da Mona
Lisa”, explica a professora Janete. Os alunos do oitavo ano puderam
assistir a um vídeo que traça uma linha do tempo, iniciada com a arte
rupestre, passando pelo Renascimento, movimento intelectual e artístico
que surgiu na Itália, entre os séculos 14 e 17.
“No século 16,
encontramos, paralelamente ao interesse pela civilização clássica, o
menosprezo pela Idade Média, associada a expressões como barbarismo,
ignorância, obscurantismo, gótico ou sombrio. Por isso, o nome
Renascimento”, destaca um trecho do vídeo. “A vida cultural deixou de
ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da
sociedade greco-romana, chamados de humanistas.”
Outro artista da Renascença apresentado aos alunos foi Michelangelo, autor da Pietá e dos afrescos no teto da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma. Entre os quais A Criação de Adão, pintado por volta de 1511. Os trabalhos dos alunos também foram filmados e postados no blog.
“Em
2011, nossa escola passou a ter período integral, o que está sendo
muito bom”, diz a professora. “Ao ficar o dia todo, a gente se envolve
mais nos projetos, tem mais tempo de conversar com os alunos e
conhecê-los melhor.”
As exposições que chegam à cidade também
servem de motivação para as aulas. Este ano, os alunos visitaram a do
artista gráfico holandês Maurits Escher (1898–1972), outro recorreu à
matemática para criar gravuras. Para o ano letivo de 2012, Janete pensa
em ampliar o uso da tecnologia nas aulas de arte. A ideia é que cada
turma da escola, do sétimo ao nono ano, tenha seu próprio blog para
postar trabalhos e escrever comentários sobre a arte dos colegas.
(Rovênia Amorim)
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