quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Escola de Governo começa em março cursos de qualificação

14/02/2012
Claudio Santos / Agência Pará
Os cursos oferecidos pela Escola de Governo capacitam servidores estaduais, para melhorar o desempenho dos serviços públicos
No próximo dia 5 de março, a Escola de Governo do Pará (EGPA) iniciará a programação de cursos de 2012, ofertando ao longo do mês 33 capacitações para diversas áreas, em prosseguimento à diretriz de qualificar o trabalho do servidor público, a fim de aprimorar o funcionamento da administração estadual.
A EGPA é uma instituição de ensino que oferece aos servidores o desenvolvimento de suas potencialidades, capacitando-os para o  exercício eficiente de suas funções, por meio de qualificação técnica e valorização.
A nova grade de cursos foi apresentada aos Agentes de Desenvolvimento e Capacitação no último dia 09 de fevereiro, em reunião realizada no auditório da Escola. As inscrições foram abertas e terminam nos dias 24 de fevereiro (para os cursos da 1ª semana de março), 5 de março (para os da 2ª semana), 12 de março (para os da 3ª semana) e 19 de março (para os da 4ª semana).


A programação traz alguns cursos pouco ofertados anteriormente, como Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Básico de Secretariado na Administração Pública, Controle do Estresse no Ambiente de Trabalho, Educação Inclusiva de Pessoas com Necessidades Especiais, Administração de Frotas de Veículos Oficiais e Atenção e Cuidados ao uso de Drogas.
Também são oferecidas capacitações bastante solicitadas, como Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, que ocorrerá em dois módulos; Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho, Técnicas de Redação e Formação de Pregoeiros - presencial e eletrônico.
Em um projeto conjunto com a Secretaria de Estado de Administração (Sead) quatro turmas, com 40 vagas cada, foram formadas para Estágio Probatório: Aspectos Legais e Institucionais. Os cursos de informática, sempre muito procurados, não serão realizados em março, por conta da utilização dos laboratórios para outras qualificações, como de E-Protocolo e Sispat Web - a qual também integra uma parceria com a Sead, e será executada mensalmente, sempre que houver demanda.
Em 2011 a EGPA totalizou 5.810 capacitações, por meio das ações de qualificação e parcerias, alcançando uma média semanal de 264 capacitações, considerando que o calendário acadêmico contemplou apenas seis meses. Em 2010, a média apresentada foi de 88 capacitações por semana, o que demonstra um crescimento de 200%.
Como participar - Para se inscrever nos cursos, servidores efetivos devem procurar os Agentes de Desenvolvimento e Capacitação (ADCs) nos seus respectivos órgãos de atuação. Excepcionalmente, os servidores que estiverem de Licença Prêmio e/ou de Férias, e desejarem se inscrever nos cursos, devem se dirigir à Escola de Governo, levando cópia do último contracheque e RG. A ficha de inscrição deve ser entregue na EGPA, assinada pela chefia imediata e pelo ADC. O material dos cursos é distribuído em sala de aula.
A falta no primeiro dia de aula é eliminatória, exceto se comprovada por escrito nos seguintes casos: problemas de saúde e viagem inesperada a serviço, certificada pela chefia imediata e pelo respectivo ADC. A justificativa apresentada será avaliada pela coordenação. A desistência e/ou eliminação do participante será comunicada ao órgão de origem e o servidor terá seu acesso aos cursos bloqueado por seis meses, exceto se o motivo for devidamente justificado.
SERVIÇO:
Quaisquer informações adicionais sobre cursos e inscrições podem ser fornecidas pela Coordenadoria de Cursos/Qualificação (CDHP) pelo telefone 3214-6842 e e-mail: egpa.qualificacao@gmail.com.

   

Um comentário:

  1. Espero que de fato os cursos iniciem, visto que pessoas que terminam o segundo grau e não tem oportunidade de sair para outros municípios aproveitam os cursos da escola de governo para o preparo para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir