quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Os Dez Mandamentos do bom professor


1. Ter o domínio do que pretende que seja aprendido. Há um ditado popular que diz “que quem não sabe ensina”. O bom professor prova que esse ditado está errado, só quem realmente sabe, ensina de modo efetivo a ponto do aprendizado ser completo. O aprendizado se dá não se o estudante sabe repetir enunciados sobre o que ouviu, mas se, de acordo com os conteúdos que foram ensinados, opera com eles em sua vida por meio de comportamentos e hábitos que passa a ter, e que antes não tinha.
2. Ter a capacidade de se colocar no lugar do aluno, ouvindo-o e levando-o a sério. Muitos adultos, pais e professores fazem “café com leite” das crianças. Jogam com eles através de artifícios. Esses artifícios começam cedo, quando elas são pequeninas (deixando-as ganhar em jogo que elas não entendem etc.) e, depois, erradamente, se mantém na escola. Eis então que toda a arte da conversação se torna falsa e mais falsa ainda quando a didática é artificial. O aluno percebe logo que esses adultos vivem na artificialidade e, então,  identificam também no professor e na escola essa situação “de brincadeirinha”, ele ou se revolta ou se adapta de modo pouco produtivo ou aparentemente produtivo.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Escola de Governo começa em março cursos de qualificação

14/02/2012
Claudio Santos / Agência Pará
Os cursos oferecidos pela Escola de Governo capacitam servidores estaduais, para melhorar o desempenho dos serviços públicos
No próximo dia 5 de março, a Escola de Governo do Pará (EGPA) iniciará a programação de cursos de 2012, ofertando ao longo do mês 33 capacitações para diversas áreas, em prosseguimento à diretriz de qualificar o trabalho do servidor público, a fim de aprimorar o funcionamento da administração estadual.
A EGPA é uma instituição de ensino que oferece aos servidores o desenvolvimento de suas potencialidades, capacitando-os para o  exercício eficiente de suas funções, por meio de qualificação técnica e valorização.
A nova grade de cursos foi apresentada aos Agentes de Desenvolvimento e Capacitação no último dia 09 de fevereiro, em reunião realizada no auditório da Escola. As inscrições foram abertas e terminam nos dias 24 de fevereiro (para os cursos da 1ª semana de março), 5 de março (para os da 2ª semana), 12 de março (para os da 3ª semana) e 19 de março (para os da 4ª semana).

Jatene vai a Alenquer e Santarém autorizar obras e entregar viaturas

14/02/2012
Eliseu Dias / Agência Pará
O governador Simão Jatene cumpre agenda de trabalho no oeste do Pará, assinando ordem de serviço em Alenquer e debatendo o desenvolvimento regional em Santarém
O governador Simão Jatene assina nesta quarta-feira (15), no município de Alenquer, oeste do Pará, a ordem de serviço para construção de uma ponte sobre o Rio Curuá. A assinatura do termo, prevista para as 11h30, será realizada no ginásio poliesportivo “Otávio Proença de Moraes”, que tem capacidade para 600 pessoas.
A ordem de serviço prevê a construção de uma ponte em concreto, de 360,00m x 8,80m, sobre o Rio Curuá, na Rodovia PA-254, trecho entre a PA-439 (Onças) e o Rio Curuá, que está sob jurisdição do 10º Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Transportes (Setran).
Antes da solenidade de assinatura, Jatene visitará a Escola Estadual Fulgêncio Simões, o estádio municipal, as obras da Escola Municipal Veridiano Corrêa e o trapiche da cidade. O governador almoçará em Alenquer, no Salão Paroquial, e depois seguirá para o município de Santarém.
Estádio - Simão Jatene deve chegar por volta de 15h30 em Santarém, onde se reunirá com a prefeita Maria do Carmo Martins (PT), e com integrantes da Associação Comercial de Santarém e empresários locais e de municípios próximos.
Após as reuniões, o governador lançará a maquete do novo estádio municipal de Santarém, chamado de Colosso do Tapajós.
Na manhã de quinta-feira (16), ele entregará novas viaturas para as polícias Civil e Militar, e também para o Centro de Perícias Científicas. Em seguida, participará de um debate na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), sobre planos de desenvolvimento econômico para a região.
Após a agenda de trabalho em Santarém, o governador deverá seguir para Itaituba.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Entenda as complicações de saúde que levaram Wando à morte e previna-se



O cantor Wando, que estava internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Instituto Biocor, em Nova Lima, Minas Gerais, morreu nesta quarta-feira (8) pela manhã, após sofrer uma parada cardíaca. O cantor havia sido submetido à angioplastia coronariana em caráter de urgência para desobstrução das artérias do coração.
Wando sofria de doença aterosclerótica, que é um entupimento dos vasos por acúmulo de gordura. No caso dele, o quadro era agravado pelo sedentarismo, excesso de peso e hereditariedade.
Tanto que ele estava com 110 kg, 30 a mais que o recomendado, segundo o cardiologista particular do cantor.
Esses fatores aumentam e muito o risco de doenças do coração, de acordo com a nutricionista Rita Helena Bueno Pinheiro, do programa de Alimentação e Nutrição Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
- A alimentação gordurosa é a que mais causa o entupimento de artérias. Assim como o excesso de sódio, que vem dos alimentos industrializados e das gorduras vindas das frituras e das carnes vermelhas.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dicas de boa convivência

10 mandamentos das "relações humanas":
I- Fale com as pessoas. Não há nada tão agradável e animador quanto uma palavra de saudação. É muito importante para nós uma palavra amiga.
2- Sorria para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e apenas 14 para sorrir. Então, pelo menos por uma questão de economia - sorria.
3- Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos é ouvir o seu próprio nome.
4- Seja amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja você um amigo leal.
5- Seja cordial. Fale e aja com sinceridade. Tudo quanto você fizer, faça-o com todo o prazer.
6- Interesse-se sinceramente pelos outros. Lembre-se de que você sabe o que sabe, mas você não sabe o que os outros sabem.
7- Seja generoso em elogiar e muito cauteloso em criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança, elevando os outros.
8- Saiba considerar os sentimentos alheios. Existem três lados numa controvérsia: o seu lado, o lado do outro e o lado de quem está certo e às vezes, este alguém positivamente não é você.
9- Preocupe-se, sem exageros, com a opinião dos outros, não porque não tenhamos a nossa vontade, porém às vezes estamos laborando em engano. Não seria prudente, então, aproveitar das observações sensatas do outro?
10- Procure apresentar um excelente serviço, ainda que seja uma tarefa em nossa opinião inexpressiva. Aquilo que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros. Logo..."
(Celso Martins)

Uepa prorroga inscrições para curso de licenciatura indígena


A Universidade do Estado do
Pará (Uepa) divulga que as inscrições
do Processo Seletivo Específi co para
o ingresso no Curso de Licenciatura
Intercultural Indígena, para os
povos Gavião, foram prorrogadas
até o dia 09 de fevereiro de 2012.
Os candidatos deverão se inscrever
no Campus de Marabá/
Uepa, no horário de 8h às 18h. O
edital, na íntegra, está disponível
no endereço eletrônico www.uepa.
br e os contatos poderão ser feitos
pelo telefone: (91) 3299-2216. No
ato da inscrição, deverão apresentar
Cópia do Registro Administrativo
ou Declaração de Índio expedido
pela Fundação Nacional do índio
(Funai) e Declaração de Apoio da
Comunidade Indígena ao candidato.

10 principais causas de separação de casais



1)-Infidelidade
2)-Dívidas, descontrole financeiro
3)-vicios (drogas,bebidas,jogos,sexuais,etc)
3)-Problemas financeiros(dividas)
4)-Incompatíbilidade de gênio ( arrogância, egoísmo)
5)-Ingerência dos pais (sogra em especial )
6)-Fim dos sonhos em comum
7)-Necessidades emocionais não satisfeitas.
8)-Rotina (mesmice, mornidão, sempre a mesma coisa)
9)-Ciúmes doentio
10)- Filhos (especialmente filhos de um outro relacionamento)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como é que um plano de alimentação saudável para alguém com diabetes tipo 2 diferir do que todo mundo deve comer?


Isso não acontece. As recomendações de nutrição da Associação Americana de Diabetes echo as diretrizes de alimentação saudável para o público em geral. Todo mundo deve comer mais grãos integrais, frutas e vegetais e menos gordura saturada e trans. Lembre-se que o tipo de assuntos de gordura para o coração e os vasos sanguíneos. Nós afastou-se recomendar uma dieta low-fat rigorosa e deslocado para um plano de alimentação que permite uma quantidade moderada de gordura, desde que você escolha gorduras saudáveis, como as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.
Se você tem diabetes e está tentando perder peso, não tome a abordagem dieta drástica, como uma dieta low-carb. Pode ajudar você a perder peso a curto prazo, mas não há boas evidências de que ele vai ajudar você a manter-lo fora. Aqui é o meu ponto: Você vai ter diabetes para o resto de sua vida. Você precisa ser pensando pequenas alterações factível em seus hábitos alimentares que você pode realmente manter. Mesmo pequenos passos em direção saudável comer resultado em grandes recompensas, como a glicose sanguínea e pressão arterial melhorou e lipídios.
Você também não precisa de uma dieta especial para lhe dizer como comer saudável. A maioria das pessoas - especialmente as pessoas lendo WebMD - já sabe. O grande desafio é realmente fazê-lo dia após dia, ano após ano.

Qual é a ligação entre diabetes e doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos?

Qual é a ligação entre diabetes e doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos?

A conexão é enorme. Diz-se que o diabetes é uma doença cardiovascular. Mas muita gente ainda não percebeu isso ainda. Eles se preocupam mais com diabetes que afetam a visão e os rins. Sim, isso pode acontecer. Mas o fato é que as pessoas com diabetes sofrem e morrem muito mais de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos. Esse é o problema real.

Esta é a razão fundamental que tem havido uma grande mudança no foco da gestão de diabetes. Não é mais apenas sobre o controle da glicose. É pelo menos - se não mais - importante que as pessoas se concentrar em controlar a pressão arterial e lípides no sangue, o colesterol LDL em particular. Pela vez que alguém recebe o diagnóstico de diabetes, ele ou ela já pode ter vivido com fatores de risco sério para doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos durante anos.

Dicas de Saúde: Diabéticos devem ter cuidados especiais na hora de escolher seu calçado


Dicas de Saúde: Diabéticos devem ter cuidados especiais na hora de escolher seu calçado
Pés de diabéticos merecem atenção e alguns cuidados importantes O diabetes atinge 150 milhões de pessoas no mundo e a projeção feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o ano de 2025 é de 300 milhões. No Brasil, 10 milhões de pessoas têm a doença que aumenta entre três a cinco vezes o risco de complicações cardiovasculares e é a 1ª causa de falência renal, cegueira, amputação e disfunção erétil.
Além do acompanhamento médico, é importante para os diabéticos a escolha de um bom calçado, afinal a saúde dos pés é primordial para o restante do corpo. Hábitos saudáveis são ainda mais valiosos para quem tem diabetes e o cuidado com os pés é um deles. Por isso, a escolha do calçado faz toda a diferença e o diabético deve estar atento na hora da compra, levando em consideração, por exemplo, o material usado na confecção do sapato

Diário Oficial do Estado resgata a história do Pará


31/01/2012
Carlos Sodré / Agência Pará
Ribamar Castro já pesquisou mais de 18 mil edições de Diários Oficiais, e pretende lançar a terceira edição dos principais Atos dos Governadores na próxima Feira do Livro
Carlos Sodré / Agência Pará
Jornalista e bacharel em Direito, Ribamar Castro escreve a coluna "A História no Diário Oficial", retratando a história paraense por meio dos atos dos governadores
A primeira Reforma Agrária do Pará, a criação da Assistência Judiciária Pública Cível, as primeiras Audiência Públicas, o Tratado de Comércio entre Brasil e Argentina, a declaração de Estado de Guerra por Getúlio Vargas. Esses e muitos outros momentos históricos do Estado do Pará podem ser lidos na coluna "A História no Diário Oficial", publicada no Diário Oficial do Estado do Pará (DOE), diariamente.
A coluna, escrita por Ribamar Castro, jornalista e bacharel em direito, resgata e retrata a história paraense, através dos atos dos governadores do Pará, desde o início da República, informando aos leitores os acontecimentos históricos do Pará e as decisões governamentais que influenciaram a vida da sociedade paraense e alteraram o futuro.